
O custo para transportar produtos influencia o preço final que as pessoas pagam em suas compras. Esse custo inclui gastos com combustível, estrada, manutenção dos veículos, pedágios e seguros. Quando esses custos aumentam, os preços dos produtos essenciais também sobem, tornando as compras do dia a dia mais caras para as famílias.

A escassez de água no semiárido nordestino é um desafio permanente para o país. A água é essencial para a vida, a agricultura, e o sustento das comunidades, mas nessa região as chuvas são raras e irregulares. As longas estiagens (secas) comprometem o abastecimento, prejudicam a produção agrícola e limitam o desenvolvimento local.

A falta de água limpa e coleta de esgoto é um problema grave que deixa milhões de pessoas doentes. O problema se agrava porque muitas obras de saneamento básico estão paradas e inacabadas. As diferenças entre regiões são grandes, sendo que o Norte e o Nordeste são as que mais sofrem com isso. Mesmo com metas para melhorar o saneamento básico, a mudanças são lentas, o que mantêm situações de pobreza e doença nas comunidades mais afetadas.